Extensão



Programa de Extensão CICLOVIDA

 

Alunos que participaram do projeto comemoram a chegada na frente do prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade)

Clique para ver mais fotos do Programa CICLOVIDA

Descrição: O Programa Ciclovida é desenvolvido por iniciativa da administração da UFPR com objetivo de transformar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável com ênfase no uso da bicicleta. O programa é destinado a toda a comunidade acadêmica (alunos, funcionários e professores) e conta também com participantes externos.

A participação de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR ocorre conforme os objetivos da sua formação em urbanismo. Essa formação inclui a temática da sustentabilidade urbana, em que a mobilidade é uma das questões cruciais, devido aos impactos causados ao ambiente da cidade, destacando-se o consumo de espaço (para vias, estacionamentos, etc.) e outros impactos como a produção de poluentes, consumo de combustíveis e suas consequências. A participação do CAU ocorre segundo está estipulado em um sub-projeto específico do Programa Ciclovida, que visa realizar:

 A orientação de bolsistas de Arquitetura e Urbanismo da UFPR para elaboração de estudos sobre condições do espaço urbano em ciclovias e vias utilizadas para deslocamento por bicicleta, com destaque para as ligações entre campi da UFPR em Curitiba.

 A aproximação do estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPR à temática da mobilidade urbana, por meio da participação no “Desafio intermodal do CAU/UFPR”, organizada segundo metodologia própria e realizada anualmente.

Pelo terceiro ano seguido os nossos alunos fazem o percurso entre o Centro Politécnico e o edifício histórico da UFPR, em 5 modalidades de deslocamento e comparam o tempo : à pé, de ônibus, de bicicleta, de moto e de carro. Esse é o percurso oficial do Desafio Intermodal da Cidade de Curitiba, que é realizado anualmente no mês de setembro, e tem controle dos resultados por modelo matemático.

Alunos envolvidos: estudantes 2.º ano do CAU – disciplina TA 505 “Cidade e meio ambiente”.

Integrantes: Cristina de Araújo Lima – coordenadora do sub-projeto / José Carlos Belotto – Coordenador Geral do Programa Ciclovida / Bolsistas/ Alunos da disciplina “Cidade e meio ambiente”.

Realização: o Desafio Intermodal do CAU/UFPR é realizado anualmente no segundo semestre em data definida a cada ano letivo conforme o calendário da disciplina TA 505 – “Cidade e meio ambiente”.

Informação e inscrições: Prof. Dra. Cristina de Araujo Lima. E-mail: cristinadearaujolima@gmail.com. Ramais: 3490/3702 (LAHURB)

Antecedentes: A participação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR no Programa Ciclovida já ocorre desde 2006 quando o coordenador José Carlos Belotto veio apresentar o programa à Prof.ª Cristina a qual era coordenadora do Curso de Especialização em “Cidade, meio ambiente e políticas públicas”, curso de pós-graduação que foi ofertado entre os anos de 2003 e 2009 pelo DAU. A partir de 2007 foi incluído um novo módulo sobre Mobilidade Urbana no Curso de Especialização “Cidade, meio ambiente e políticas públicas”, cujo professor foi o arquiteto Antonio Carlos Miranda, um dos maiores especialistas do tema no Brasil.